segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

CONSULTOR GEORGE MARTINE DOUTOR DANIEL HOGAN - UNICAMP
CLASSE MÉDIA ALTA FAZ CAMINHO INVERSO E MIGRA PARA ÁREA RURAL
. NOS GRANDES CENTROS URBANOS VEMOS INÚMEROS EMPREENDIMENTOS DE CONDOMÍNIOS FECHADOS QUE VENDEM "QUALIDADE DE VIDA". A DISCUSSÃO DO SIMPÓSIO 'CRESCIMENTO URBANO, POPULAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO SÉCULO XXI', TEVE BASE NO AUMENTO DA POPULAÇÃO QUE SAI DA ÁREA URBANA PARA VIVER EM ÁREAS RURAIS. ESTIVERAM PRESENTES NO SIMPÓSIO DANIEL JOSEPH HOGAN, PESQUISADOR E PROFESSOR DE DEMOGRAFIA DA UNICAMP, GEORGE MARTINE, CONSULTOR QUE ENVIOU UM RELATÓRIO PARA AS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O CRESCIMENTO URNANO E MARÍLIA STEINBERG, DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. DANIEL HOGAN MOSTROU SUA PREOCUPAÇÃO EM DOIS SENTIDOS. PARA ELE, EXISTE UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO QUE MIGRA PARA AS ZONAS RURAIS, NORMALMENTE DISTANTES DO AMBIENTE DE TRABALHO, EM BUSCA DE QUALIDADE DE VIDA. MAS A OPÇÃO PODE GERAR PREJUÍZOS, POIS O GASTO EM COMBUSTÍVEIS E MULTIPLICA A EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA. OUTRA PREOCUPAÇÃO APRESENTADA POR DANIEL HOGAN É DE COMO CONCILIAR UMA QUALIDADE DE VIDA COM TANTA GENTE VIVENDO NO MEIO URBANO NOS AMBIENTES DE TRABALHO. A COMPETIÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS DO MERCADO FAZ COM QUE SEMPRE BUSQUEM UM DIFERENCIAL. "ATUALMENTE EXISTE UM MODELO DE URBANIZAÇÃO, UM PADRÃO DE QUALIDADE DE VIDA QUE É VENDIDO NOS FOLHETOS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS', AFIRMOU O ESPECIALISTA. NA REGIÃO DE CAMPINAS CITANDO UM EXEMPLO O CRESCIMENTO DA ÁREA URBANA ESTÁ, DE CERTA FORMA, LIGADO AOS PROGRAMAS DE INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS, OU SEJA, PRESENÇA DE UNIVERSIDADES QUE DESENVOLVAM PESQUISAS DE PONTA. A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO ATRAIU INDUSTRIAS E DESENVOLVIMENTO PARA AQUELA REGIÃO. EM PESQUISA REALIZADA EM CAMPINAS, DANIEL HOGAN VERIFICOU QUE A VIOLÊNCIA FOI CONSIDERADA UM DOS FATORES PARA SE OPTAR POR CONDOMÍNIOS FECHADOS. AO DESTACAR A PERCEPÇÃO DAS PESSOAS SOBRE A VIOLÊNCIA COMO PERIGO, CONSTATOU-SE QUE, NAS CIDADES, OS SEQUESTROS, HOMICÍDIOS E OUTROS SOMAVAM 16%, TRÁFICO DE DROGAS COM 23%, ASSALTOS, ROUBOS E FURTOS COM 39%. O CONSULTOR GEORGE MATINE PESQUISA O AMBIENTE URBANO E RECENTEMENTE ENVIOU O RELATÓRIO PARA AS NAÇÕES UNIDAS. PARA QUE A URBANIZAÇÃO CONCILIE COM O MEIO AMBIENTE EXISTE A NECESSIDADE DE MUDANÇA DE ATITUDES, ABORDAGENS PROATIVAS E AVANÇOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. " O CRESCIMENTO URBANO ESTÁ APROPRIANDO MUITA TERRA RURAL'. O PLANEJAMENTO URBANO DEVE SER TRATADO DE FORMA EMERGENTE. " É CARO ARRUMAR DEPOIS NOS SENTIDOS AMBIENTAIS, FINANCEIROS E URBANOS." A TRANSIÇÃO LATINO-AMERICANA DEVE SER PLANEJADA E NÃO COMBATIDA. "É PRECISO ENTENDER O DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL E CRIAR UMA VISÃO DE LONGO PRAZO PARA O USO SOCIAL E SUSTENTÁVEL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO".

DE CICLO VICIOSO A VIRTUOSO


PARA MARTINE A URBANIZAÇÃO ATUAL NÃO ATENDE AS NECESSIDADES DE TERRA, O QUE PREJUDICA O MEIO AMBIENTE, PREJUDICA OS INVESTIMENTOS E A CRIAÇÃO DE EMPREGOS. PARA ELE AS ATITUDES DE GOVERNANÇA PRECISAM SEGUIR A FAVOR DOS MAIS POBRES. "VIADUTOS PARA BENEFICIAR QUE TEM CARRO OU PRIORIZAR O TRANSPORTE PÚBLICO?", INDAGA. EM BOGOTÁ O TRÂNSITO ERA PARADO E FORAM CRIADAS METAS E SOLUÇÕES COMO A CRIAÇÃO DE CICLOVIAS, PRAÇAS PÚBLICAS E MELHORIA NA QUALIDADE AMBIENTAL.

MARÍLIA STEINBERG, DA UnB, DESTACOU EM SUA APRESENTAÇÃO QUE A VISÃO DE QUE O AUMENTO DA POPULAÇÃO É RESPONSÁVEL PELA DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE É ARCAICA. PARA ELA SOMOS PRISIONEIROS DE DUAS ARMADILHAS. SEGMENTAÇÃO DOS ESPAÇOS E SETORIZAÇÃO DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

FONTE: www.ensinosuperior.sp.gov.br


POSTADO POR ANA CAROLINE GONÇALVES PIHEIRO ATENDENDO AO APROV. NA DEPENDÊNCIA DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA - 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO - PROF GEOVÁ. DEZEMBRO DE 2010.
>PS: ALUNA TRANSFERIDA DE PIUMHY, COLÉGIO HORTA.